👤 Admissão

Como cadastrar um colaborador estrangeiro na plataforma?

Entenda como cadastrar colaboradores que estão fora do território brasileiro na Convenia

Realizando a admissão


Ao cadastrar os dados dos colaboradores, se a opção selecionada para o campo “Nacionalidade” for “Brasileira”, os campos referentes a UF Natal e Cidade Natal estarão disponíveis para preenchimento. Por outro lado, se a nacionalidade informada for de um país diferente do Brasil, o sistema apresentará duas possibilidades de registro: 

  • Dupla nacionalidade
  • Estrangeiro

    Veja o passo a passo a seguir para utilizar ambas as funções:

    Passo 1) Na etapa de “Dados pessoais” notifique ao sistema a nacionalidade do colaborador;

    Passo 2) Cadastre o UF natal do mesmo. Caso o colaborador seja estrangeiro, mantenha como nenhum, mas se o mesmo possuir dupla nacionalidade, cadastre no sistema a UF de nascimento e em seguida a “Cidade Natal”;

    Passo 3) No caso de colaboradores estrangeiros, ao informar a nacionalidade do colaborador, desça a página até o campo “Estrangeiro” Nessa opção você deverá notificar se o colaborador reside no Brasil ou Não.

    Caso o colaborador resida no Brasil, o campo “Endereço e Contatos” deve ser preenchido com o endereço que o mesmo reside no Brasil. 

    Para colaboradores residentes no Brasil é importante que os seguintes campos sejam cadastrados:

    • Tipo de Visto
    • Data de Chegada
    • Data de Naturalização
    • Tempo de residência no Brasil (Prazo indeterminado ou determinado)

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    Para colaboradores que não residem no Brasil, é importante que os seguintes campos sejam cadastrados:

    • País de Origem
    • CEP no exterior
    • Endereço no exterior
    • Descrição do Logradouro
    • Número do exterior
    • Complemento no exterior
    • Bairro/Distrito no exterior
    • Cidade no exterior
    • Casado(a) com Brasileiro(a)?
    • Tem filho(a) Brasileiro(a)?

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    Todos os campos acima estão conforme descrito no e-social, os tornando campos padrões


    No perfil do colaborador


    As informações já cadastradas para o colaborador no momento de admissão aparecem normalmente dentro do perfil do mesmo, podendo ser editadas ou não.

    Para realizar a edição

    Passo 1) Vá em colaboradores e pesquise pelo colaborador desejado;

    Passo 2) Para iniciar a edição basta ir em pessoal > informações pessoais > Estrangeiros e clicar no lápis de edição;



    Passo 3)
    Caso deseje visualizar como as informações já editadas se encontram na ficha do colaborador, basta ir nos três pontinhos ao lado da foto do colaborador e clicar em "Exportar perfil”:


    Agradecemos por ler este artigo e esperamos que ele tenha esclarecido suas dúvidas sobre o cadastro de colaboradores estrangeiros na Convenia. Se você tiver alguma pergunta ou precisar de assistência adicional, não hesite em entrar em contato com nossos canais de atendimento. Estamos sempre à disposição para ajudá-lo!