📃 PDI

[Tutorial] Veja como criar, editar e salvar modelos de PDI

Nesse artigo você vai descobrir como criar um modelo de PDI, editar e salvá-los para otimizar ainda mais seu dia a dia

Como adicionar Template de PDI

Para pessoa gestora

Indo em meu time > PDI > clique no canto superior direito no botão "Templates PDI"



Para pessoa administradora

Clique em Desenvolvimento > PDI > no canto superior direito, clique no novo botão  “Templates PDI”:



Ao clicar no botão irá aparecer uma tela de configuração “Configurar Templates PDI”:

Para adicionar um template, basta clicar no botão "Adicionar novo template". Ao clicar no botão, a tela de configuração será exibida:

                                                          ⚠️ Atenção ⚠️

▪️  Nome do template", "Descrição" e "Compartilhar" são campos obrigatórios.

▪️ Os nomes dos templates devem ser únicos. Se um nome já existir no sistema, uma        mensagem de erro será exibida e o salvamento será impedido.

▪️Se o usuário clicar em "Salvar" sem preencher os campos obrigatórios, o sistema     exibirá a mensagem de erro "O campo é obrigatório", indicando que eles devem ser     preenchidos corretamente para salvar.

Regras de compartilhamento

  • Colaboradores/liderados: não podem criar templates, apenas usar.
  • Gestores: podem criar e usar seus próprios templates ou os de outros gestores. Podem compartilhar com seus liderados, que só podem visualizar.
  • Administradores: podem criar, editar, e excluir templates de outros administradores, mas não usá-los. Podem compartilhar com gestores ou toda a empresa, onde gestores e liderados só podem visualizar.

Opções de Compartilhamento

  • Gestores:
    • Não compartilhar: caso opte por essa opção, apenas o gestor autor pode visualizar, editar, ou excluir.
    • Compartilhar com liderados: caso opte por essa opção, os liderados diretos podem visualizar, mas não editar ou excluir.
  • Administradores:
    • Compartilhar apenas com lideranças: caso opte por essa opção, gestores podem visualizar, mas apenas administradores podem editar ou excluir.
    • Compartilhar com toda a empresa: caso opte por essa opção todos podem visualizar, mas apenas administradores podem editar ou excluir.

Adicionando Competência ao Template de PDI

Ao clicar no botão "Adicionar competência", um card de competência aparecerá na tela, onde o usuário poderá inserir o nome da competência:



Caso o usuário queira excluir a competência basta clicar  na lixeirinha para deletar.

Adicionando plano de ação à competência

Ao clicar em qualquer competência, o botão "Adicionar Plano de Ação" será exibido. Ao clicar nesse botão, uma tela intitulada "Adicionar Plano de Ação" aparecerá.

Para adicionar um plano de ação basta preencher os campos obrigatórios do formulário com texto e clicar no botão “Adicionar”, para adicionar à competência;

 ⚠️ Vale ressaltar que após um plano de ação ser adicionado a uma competência de um template de PDI, o seu comportamento dentro do card, deve ser similar a uma linha de plano de ação em um PDI. Além disso, vale pontuar também, que assim como num PDI em aberto, é possível visualizar, excluir e baixar um anexo clicando na tag.

Como salvar, editar e excluir um template de PDI

Salvar:

  • Para salvar um template de PDI, preencha os campos obrigatórios e clique em "Salvar" no rodapé da tela. Para cancelar, clique em "Cancelar".
  • Ao salvar, o template é compartilhado com as pessoas selecionadas e uma mensagem de confirmação “Template adicionado com sucesso” aparecerá.

Editar:

  • Para editar um template de PDI, clique no ícone de lápis no card de template na tela "Configurar Templates PDI".
  • As mudanças serão visíveis para todos que têm acesso ao template, e uma mensagem “Template editado com sucesso” aparecerá.

Excluir:

  • Para excluir um template de PDI, clique no ícone de lixeira no card de template na tela "Configurar Templates PDI".
  • Confirme a exclusão no modal que aparece ou cancele clicando em "Não, mudei de ideia".

Após a exclusão, o template não estará mais disponível para quem ele foi compartilhado, mas isso não afetará os PDIs já criados. Uma mensagem “Template excluído com sucesso” será exibida.

Criar um novo PDI a partir de um Template

Ao clicar em "Criar um novo PDI", você poderá escolher entre as seguintes categorias de PDI:
"Personalizado", "Evolução ou mudança de cargo", ou "Templates compartilhados". Após a escolha, será direcionado ao formulário correspondente. 

⚠️ A altura da tela se ajusta à quantidade de templates disponíveis para o usuário. Os templates mostram uma tag "Pessoa Gestora" ou "RH" indicando quem os criou.