Realizar uma gestão de férias eficiente e automatizada não será mais um desafio para aqueles que utilizarem o Convenia como principal ferramenta de apoio.

Veja a seguir como você poderá gerenciar as férias pelo Convenia:

1. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE FÉRIAS

Para começar, você pode assistir esse vídeo que contém uma breve apresentação de como transformaremos a sua gestão de férias.

2. CONTROLE DE FÉRIAS

No vídeo a seguir apresentamos como realizar um controle de férias simples e efetivo.

Clique aqui para acessá-lo.

Para realizar o controle de férias corretamente é fundamental saber o que são são Períodos Aquisitivos e Períodos Concessivos de férias. Para saber mais sobre esse tema, acesse esse artigo que explica detalhadamente o que são e como calcular.

>> Ainda com dúvidas? Acesse a nossa série no YouTube RH no Quadro para saber mais!

3. SOLICITAÇÕES E APROVAÇÕES DE FÉRIAS

Após definir quem são os colaboradores com direito a férias e quais são as datas limite para gozo, o próximo passo é realizar as solicitações de férias seguido pelas etapas de aprovação, até que se tornem períodos de férias programadas.

Para saber como solicitar férias no Convenia, assista ao vídeo a seguir: https://goo.gl/ZaBJXx

O próprio colaborador pode realizar solicitações através do seu acesso no sistema, assim como os gestores poderão aprovar as solicitações dos colaboradores do seu time.

>>Veja aqui como convidar novos usuários para acessar o sistema e aqui para ver a nova área de colaboradores.

Outro tema citado no vídeo para uma gestão efetiva e mais transparente foi a criação de uma política de férias. Esta etapa será um grande avanço na gestão de pessoas da sua empresa e muito importante para realizar esta etapas com sucesso.

4. CONSIDERAÇÕES SOBRE FÉRIAS

Com o Convenia é possível realizar solicitações de férias coletivas, porém é necessário atentar-se às regras para realizar as solicitações corretamente. Veja neste artigo aqui algumas considerações importantes sobre o tema.

Para saber como cadastrar férias coletivas e realizar demais configurações de férias acesse este vídeo.

Sempre consulte a sua contabilidade se os seus controles estão corretos e de acordo com a legislação e não deixe de enviar as informações nos prazos determinados, como nos casos de solicitações de férias.

Realizar o controle interno de férias dos funcionários permitirá ganhar autonomia na gestão, mas o apoio do contador continua sendo fundamental para que a sua empresa não sofra nenhum passivo trabalhista no futuro.

Em caso de dúvidas ou sugestões, não deixe de compartilhar conosco!

Até a próxima.

Encontrou sua resposta?