[Beneficios V2] Como adicionar um benefício de saúde a sua empresa?

Sabendo o quanto o gerenciamento de benefícios pode ser complexo, ainda mais benefícios de saúde, a Convenia veio para descomplicar sua gestão e trazer agilidade pro seu dia a dia; sabe aquela virada de ano em que você precisa atualizar o plano dos colaboradores e dependentes de acordo com a idade? Deixa com a gente que fazemos de maneira automática por você! Na sequência descreveremos como utilizar nossa funcionalidade para adicionar e configurar um benefício de saúde.

 

Passo a passo:

Passo 1) Acesse o painel de Gestão.

Passo 2) Acesse a aba de "Benefícios"

Passo 3) Em seguida, clique em Adicionar benefício


Passo 4) Na próxima tela você definirá os detalhes deste benefício:

- Nome do Benefício: crie um nome para este benefício que aparecerá na sua área administrativa e no perfil do funcionário. Fique livre para criar o nome que desejar.

- Nome do Operador: escreva aqui qual é a empresa fornecedora do benefício (por exemplo: Alelo, Ticket, Bradesco Saúde, etc)

- CNPJ do operador: escreva o CNPJ da prestadora do serviço

- Categoria: algumas configurações mudam de acordo com a categoria do benefício. Como este artigo é específico para benefícios de saúde, escolha “Plano de saúde” ou “Plano odontológico”

- “Este benefício entrará na folha de pagamento?”: responda como “sim” para que o provento apareça na folha de pagamento (mesmo como “informativo”), e para que o valor pago pelo colaborador também seja refletido

 - Data de corte: para te ajudarmos na conciliação deste benefício, qual dia do mês é considerado como "corte" para o cálculo da fatura?

- Vencimento do contrato: insira a data de vencimento do seu contrato junto à operadora. Isso é para fim informativo, não faremos nenhuma ação a partir dela

- Terá coparticipação: escolha se sim ou se não

- Links úteis: que tal inserir aquele link do convênio para seu colaborador? Ou aquela apresentação sobre o plano de saúde? Você decide!

- Descrição do benefício: descreva brevemente sobre o benefício oferecido; Atenção: este campo ficará visível aos colaboradores

- Observações: campo aberto para que você descreva algo importante que queira registrar. Só será visível para você e outros administradores com acesso à área



Passo 5) Após preencher todas as informações obrigatórias (com asterisco vermelho), clique em “salvar”



Passo 6) Ao finalizar o cadastro, busque o card do benefício criado e clique sobre ele


Passo 7) Clique em “Planos” e na sequência “Adicionar novo plano”



Passo 8) Escreva o nome do plano, e selecione como você deseja configurá-lo, tendo três opções que detalharemos a seguir:


Opção 1) Por faixa etária: caso você tenha configurado inicialmente como um benefício com coparticipação, duas tabelas se abrirão e você precisará criar os valores por faixa etária com e sem coparticipação; caso você configure que não haverá coparticipação, será exibida uma tabela única. As faixas etárias seguem as regulamentações da ANS. Preencha cada faixa com: desconto colaborador (o que é descontado dele em folha, de acordo com aquela faixa de idade), desconto dependente (o que é descontado do colaborador em folha, referente aos dependentes com aquela faixa etária) e custo da vida (o quanto as pessoas pertencentes àquela faixa etária custam no total, somando-se custos que a empresa e o próprio colaborador pagam). Ao finalizar, clique em salvar. 


Atenção: nesta opção a Convenia fará atualizações automáticas para todos os colaboradores e dependentes (caso pulem de faixa), em seus aniversários de vida; Atente-se ao preenchimento de data de nascimento no perfil dos colaboradores, e no cadastro de dependentes (veja aqui como alterar dados dos colaboradores).



Opção 2) Valor único: caso você tenha configurado inicialmente como um benefício com coparticipação, duas tabelas se abrirão e você precisará criar os valores únicos com e sem coparticipação; caso você configure que não haverá coparticipação, será exibida uma tabela única. Preencha com: custo colaborador (o que será descontado em folha, do colaborador atrelado a esse plano), custo dependente (o que será descontado do colaborador em folha, referente aos dependentes vinculados a esse plano) e custo da vida (o quanto as pessoas pertencentes a  esse plano custam no total, somando-se custos que a empresa e o próprio colaborador pagam). Ao finalizar, clique em salvar. 



Opção 3) Valores diferentes para cada colaborador: nesta opção você não fará nenhuma configuração prévia, pois o custo do colaborador, dependente e custo vida serão estabelecidos na vinculação em massa dos colaboradores (veja aqui como atrelar seus colaboradores e dependentes ao benefício). Ao finalizar, clique em salvar.




Passo 9) Repita o processo até criar todos os planos praticados na sua empresa. 


Veja aqui como vincular os colaboradores e dependentes aos benefícios.


Importante:


  • Você poderá editar o benefício geral, quando quiser, clicando em “informações do benefício” > lápis de edição. Poderá também excluí-lo clicando na lixeira do card que será apresentado na parte superior da tela. 


  • Você poderá editar e excluir os planos criados, a qualquer momento, acessando “Planos”, e clicando sobre o lápis ou lixeira apresentados ao final de cada card de plano.