📄 Recibos de pagamento

Como importar os Informes de Rendimento na Convenia?

Através deste processo de importação será possível distribuir o Informe de Rendimento para os colaboradores ativos e desligados.

Passo 1) Acesse o painel de "Gestão" e selecione a opção "Recibos de Pagamento":
 


Passo 2)
Selecione a opção "Informes de rendimento" na pasta disponível:

Passo 3) Clique no botão "Adicionar recibo de pagamento" para iniciar o processo de importação dos documentos. Aparecerá a seguinte tela:



Indique o ano e o mês referentes ao arquivo que está sendo importado e, em seguida, clique em "Continuar".
Ao clicar em "Continuar", você será direcionado para a tela de distribuição, onde terá a opção de escolher entre a distribuição automática ou a distribuição manual:



  • Na opção Automágico a distribuição de recibos de pagamento pode ser feita automaticamente a partir de um único PDF
  • Na opção Manual, deve ser realizado o upload manual dos recibos de pagamento por colaborador de forma individual

Selecione a opção desejada e clique em "Continuar". Em seguida, a tela exibirá a opção para buscar o arquivo no seu computador. Localize o arquivo desejado, selecione-o e clique em "Adicionar".


IMPORTANTE 📢


O arquivo PDF deve ser em formato editável (PDF texto) para que o sistema consiga ler e identificar corretamente os caracteres, garantindo assim a distribuição apropriada aos colaboradores. Para verificar se o arquivo está nesse formato, tente selecionar o texto em qualquer página; se conseguir selecionar, o arquivo está correto. Outra opção é pressionar CTRL + F e buscar o nome de algum colaborador contido no arquivo; se você for redirecionado para o texto, significa que o formato está adequado.



Ao selecionar o arquivo no formato correto e clicar em "Adicionar", você será direcionado para a próxima tela, onde poderá verificar a distribuição dos anexos e visualizar detalhes adicionais:



O sistema possibilita a importação de múltiplos informes para um mesmo CPF dentro do mesmo arquivo. Para a separação dos informes, a plataforma utiliza a expressão “Aprovada pela I”, que aparece ao final do informe de cada colaborador.


Nos detalhes, você poderá visualizar os colaboradores que têm anexos e identificar a página correspondente a cada anexo. Dessa forma, será possível verificar se algum colaborador possui mais de uma página de informe:



Verifique se todas as informações estão corretas e, em seguida, clique em "Finalizar":



Após a conclusão da importação, um ícone de olho será exibido ao lado de cada anexo importado. Se o ícone estiver na cor vermelha, isso indica que o colaborador ainda não visualizou seu arquivo. Por outro lado, se o ícone estiver na cor verde, significa que o arquivo já foi visualizado pelo colaborador.


  • Para os colaboradores ativos o campo de e-mail estará preenchido com o e-mail profissional dos colaboradores.
  • Para os colaboradores desligados, o campo de e-mail será automaticamente preenchido com o endereço de e-mail pessoal. Se esse campo estiver em branco ou contiver um e-mail incorreto, você poderá atualizar a informação na tela de finalização. Para isso, localize o colaborador desejado, clique nos três pontinhos e selecione a opção para alterar o e-mail.


Após a conclusão da importação, o administrador receberá uma notificação por e-mail informando o sucesso na operação. Após isso notifique os colaboradores que o Informe está disponível na opção de "Notificar Colaboradores": 

 

COLABORADORES DESLIGADOS


Os colaboradores desligados irão receber um e-mail com um link para o acesso aos informes de rendimento em uma área destinada somente para realizar o download deste arquivo (https://informe.convenia.com.br/):

Após o envio do link, o colaborador desligado terá um prazo de 30 minutos para ativar sua conta de consulta. Depois desse período, o acesso se tornará vitalício. Caso o colaborador não consiga ativar sua conta dentro dos 30 minutos iniciais, será necessário reenviar o link, notificando-o novamente para poder acessar os informes. 

Para notificar apenas o colaborador específico, clique no ícone de sininho localizado na linha correspondente ao seu nome na lista de informes importados:

  • O documento deve estar conforme o formato padrão do Ministério da Fazenda;
  • A leitura será feita através do CPF dos colaboradores. Em caso de colaboradores desligados que em algum momento o CPF foi removido do perfil, o mesmo vai precisar ser importado manualmente de forma individual; 


      Caso tenha encontrado alguma dificuldade ou precise de mais esclarecimentos, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de atendimento. Estamos aqui para ajudar!