IFood

Como integrar e configurar a iFood Benefícios?

Neste artigo explicamos como integrar e configurar o Ifood. A integração permite que você realize a recarga dos benefícios direto na plataforma.

INTEGRANDO O IFOOD NA CONVENIA

Nas Configurações

Para que a integração com o Ifood funcione corretamente, é necessário preencher os seguintes parâmetros na tela de Configurações / Integrações / Ifood:




  • Client ID: Gerado no site do Ifood
  • Client Secret: Gerado no site do Ifood
  • Endereços de e-mail para notificações de boleto: insira os e-mails que receberão alertas quando um pedido for marcado como “Pagamento Pendente”, informando que o cliente deve efetuar o pagamento da recarga.

POSSÍVEIS ERROS E SUAS SOLUÇÕES


A seguir, apresentamos uma lista de erros de integração que foram identificados, juntamente com suas respectivas soluções:

MENSAGEM:
Os seguintes CPF(s) são inválidos: XXXXXX, XXXXXXX-XXX, Verifique os dados dos seus colaboradores e tente novamente.

SOLUÇÃO:
Os CPFs cadastrados são inválidos. Verifique se estão corretos.


MENSAGEM:
O Id de cliente informado nas configurações de integração do Ifood é inválido.

SOLUÇÃO:
Foi informado um Client ID inválido nas configurações da integração.


MENSAGEM:
O segredo de cliente informado nas configurações de integração do Ifood não é válido.

SOLUÇÃO:

Foi informado um Client Secret inválido nas configurações da integração 


 MENSAGEM:
A categoria "xxx" não está habilitada em sua conta do Ifood Benefícios.

SOLUÇÃO:

 A categoria que o cliente está tentando realizar a recarga deve ser ativada no Ifood


MENSAGEM:
 Credenciais do Ifood não cadastradas nas configurações de integração.

SOLUÇÃO:
É necessário cadastrar o ClientId e o Client Secret nas configurações de integração do Ifood


MENSAGEM:
CNPJ da unidade de negócio não cadastrado

SOLUÇÃO:
O CNPJ da unidade de negócio não está cadastrado na Convenia. Deve-se cadastrá-lo em: Financeiro > Administração > Unidades de negócio


MENSAGEM:
A categoria informada não pode ser integrada com o Ifood. Entre em contato com o suporte da Convenia.

SOLUÇÃO:

Foi selecionada uma categoria que não tem mapeamento realizado. Acione o time de suporte da Convenia para a verificação


MENSAGEM:
A integração Ifood está temporariamente indisponível. Por favor, tente novamente mais tarde.

SOLUÇÃO:
API do Ifood está temporariamente fora do ar. Tentar realizar uma nova recarga mais tarde!


MENSAGEM:
Não foi possível processar a recarga Ifood. Entre em contato com o suporte da Convenia.

SOLUÇÃO:

Erro não mapeado. Acionar o time de desenvolvimento para a verificação


MENSAGEM:
Existem colaboradores na recarga que não estão cadastrados no Ifood. Verifique os colaboradores e tente novamente


SOLUÇÃO:
Algum dos colaboradores que estão presentes na recarga, não está cadastrado ou foi inativado no Ifood


MENSAGEM:
Houve em erro ao processar a recarga no Ifood. Tente novamente mais tarde.

SOLUÇÃO:
Erro de processamento interno dentro do Ifood. Tente a recarga novamente, se o erro persistir, entre em contato com a equipe do Ifood.

 

ERRO DE CADASTRO DOS COLABORADORES 


Ao tentar cadastrar um colaborador da Convenia no Ifood, podem ocorrer diversos erros. Se a tentativa de cadastro envolver mais de um colaborador, o cliente receberá por e-mail uma lista detalhada com todos os erros identificados.

Na interface da Convenia, será exibida a mensagem: "Ocorreu um erro ao cadastrar os colaboradores no Ifood. Verifique seu e-mail para mais detalhes."

Abaixo, apresentamos uma lista dos erros mapeados:

MENSAGEM:
O Ifood teve um erro ao processar o cadastro. Tente novamente mais tarde!

SOLUÇÃO:
Erro interno do Ifood, deve-se tentar realizar o cadastro novamente mais tarde! Caso o erro persista entrar em contato com a equipe do Ifood


MENSAGEM:
O email user123@test.com é inválido

SOLUÇÃO:
O email informado no campo Email Corporativo do cadastro do colaborador não é valido


MENSAGEM:
O email teste@teste.com já está sendo utilizado

SOLUÇÃO:
O email já esta sendo utilizado por outro colaborador cadastrado no Ifood


MENSAGEM:
Não foi possível cadastrar o colaborador. Entre em contato com o suporte da Convenia.

SOLUÇÃO:

Ocorreu algum outro erro não mapeado anteriormente. Entrar em contato com o  suporte Convenia para coletar mais detalhes

 


 

NOTIFICAÇÃO DE PAGAMENTO PENDENTE


Sempre que uma recarga for atualizada para o status de “Pagamento Pendente”, um e-mail será enviado ao usuário que efetuou o cadastro da recarga, assim como para os endereços de e-mail cadastrados nas configurações. A notificação é enviada imediatamente após a detecção da mudança de status. Se, após 24 horas, o pedido permanecer no mesmo status, os e-mails de notificação serão reenviados.

 

POSSÍVEIS STATUS DO PEDIDO DE RECARGA NO IFOOD

 
Abaixo são listados os possíveis retornos status de retorno da API do Ifood e a mensagem que é apresentada para o cliente quando cada um deles acontece:

CONVENIA 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 Concluído

 Recarga concluída com sucesso.

 Erro

 A recarga não pode ser processada pelo Ifood.

 Erro

 A recarga falhou. Entre em contato com o suporte do Ifood.

 Erro

 A recarga falhou ao reservar a recarga. Entre em contato com o suporte do I   Ifood.

 Erro

 Houve uma falha ao fazer a distribuição dos valores da recarga. Entre em   contato com o suporte do Ifood.

 Pendente

 Recarga criada no Ifood.

 Pendente

 Rascunho da recarga criado no Ifood.

 Pendente

 Recarga em processamento no Ifood.

 Pendente

 Recarga em distribuição pelo Ifood.

 Pendente

 Recarga agendada no Ifood.

 Pendente

 A recarga esta sendo reservada no Ifood.

 Pendente

 Recarga aguardando pagamento no Ifood.

 Pendente

 Recarga reservada no Ifood.

 Pendente

 Recarga em processo de cancelamento no Ifood.

 Pendente

 O pagamento da recarga não foi realizado. Em processo de cancelamento pelo   Ifood.

 Cancelada

 A recarga foi cancelada com sucesso.

 Cancelada

 A reserva da recarga foi rejeitada pelo Ifood.

 Cancelada

 O pagamento da recarga não foi realizado. A recarga foi cancelada pelo Ifood.


Caso tenha encontrado alguma dificuldade ou precise de mais esclarecimentos, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de atendimento. Estamos aqui para ajudar!