Neste artigo explicamos como integrar e configurar o Ifood. A integração permite que você realize a recarga dos benefícios direto na plataforma.
INTEGRANDO O IFOOD NA CONVENIA
Nas Configurações
Para que a integração com o Ifood funcione corretamente, é necessário preencher os seguintes parâmetros na tela de Configurações / Integrações / Ifood:
- Client ID: Gerado no site do Ifood
- Client Secret: Gerado no site do Ifood
- Endereços de e-mail para notificações de boleto: insira os e-mails que receberão alertas quando um pedido for marcado como “Pagamento Pendente”, informando que o cliente deve efetuar o pagamento da recarga.
POSSÍVEIS ERROS E SUAS SOLUÇÕES
A seguir, apresentamos uma lista de erros de integração que foram identificados, juntamente com suas respectivas soluções:
MENSAGEM:
Os seguintes CPF(s) são inválidos: XXXXXX, XXXXXXX-XXX, Verifique os dados dos seus colaboradores e tente novamente.
SOLUÇÃO:
Os CPFs cadastrados são inválidos. Verifique se estão corretos.
MENSAGEM:
O Id de cliente informado nas configurações de integração do Ifood é inválido.
SOLUÇÃO:
Foi informado um Client ID inválido nas configurações da integração.
MENSAGEM:
O segredo de cliente informado nas configurações de integração do Ifood não é válido.
SOLUÇÃO:
Foi informado um Client Secret inválido nas configurações da integração
MENSAGEM:
A categoria "xxx" não está habilitada em sua conta do Ifood Benefícios.
SOLUÇÃO:
A categoria que o cliente está tentando realizar a recarga deve ser ativada no Ifood
MENSAGEM:
Credenciais do Ifood não cadastradas nas configurações de integração.
SOLUÇÃO:
É necessário cadastrar o ClientId e o Client Secret nas configurações de integração do Ifood
MENSAGEM:
CNPJ da unidade de negócio não cadastrado
SOLUÇÃO:
O CNPJ da unidade de negócio não está cadastrado na Convenia. Deve-se cadastrá-lo em: Financeiro > Administração > Unidades de negócio
MENSAGEM:
A categoria informada não pode ser integrada com o Ifood. Entre em contato com o suporte da Convenia.
SOLUÇÃO:
Foi selecionada uma categoria que não tem mapeamento realizado. Acione o time de suporte da Convenia para a verificação
MENSAGEM:
A integração Ifood está temporariamente indisponível. Por favor, tente novamente mais tarde.
SOLUÇÃO:
API do Ifood está temporariamente fora do ar. Tentar realizar uma nova recarga mais tarde!
MENSAGEM:
Não foi possível processar a recarga Ifood. Entre em contato com o suporte da Convenia.
SOLUÇÃO:
Erro não mapeado. Acionar o time de desenvolvimento para a verificação
MENSAGEM:
Existem colaboradores na recarga que não estão cadastrados no Ifood. Verifique os colaboradores e tente novamente
SOLUÇÃO:
Algum dos colaboradores que estão presentes na recarga, não está cadastrado ou foi inativado no Ifood
MENSAGEM:
Houve em erro ao processar a recarga no Ifood. Tente novamente mais tarde.
SOLUÇÃO:
Erro de processamento interno dentro do Ifood. Tente a recarga novamente, se o erro persistir, entre em contato com a equipe do Ifood.
ERRO DE CADASTRO DOS COLABORADORES
Ao tentar cadastrar um colaborador da Convenia no Ifood, podem ocorrer diversos erros. Se a tentativa de cadastro envolver mais de um colaborador, o cliente receberá por e-mail uma lista detalhada com todos os erros identificados.
Na interface da Convenia, será exibida a mensagem: "Ocorreu um erro ao cadastrar os colaboradores no Ifood. Verifique seu e-mail para mais detalhes."
Abaixo, apresentamos uma lista dos erros mapeados:
MENSAGEM:
O Ifood teve um erro ao processar o cadastro. Tente novamente mais tarde!
SOLUÇÃO:
Erro interno do Ifood, deve-se tentar realizar o cadastro novamente mais tarde! Caso o erro persista entrar em contato com a equipe do Ifood
MENSAGEM:
O email user123@test.com é inválido
SOLUÇÃO:
O email informado no campo Email Corporativo do cadastro do colaborador não é valido
MENSAGEM:
O email teste@teste.com já está sendo utilizado
SOLUÇÃO:
O email já esta sendo utilizado por outro colaborador cadastrado no Ifood
MENSAGEM:
Não foi possível cadastrar o colaborador. Entre em contato com o suporte da Convenia.
SOLUÇÃO:
Ocorreu algum outro erro não mapeado anteriormente. Entrar em contato com o suporte Convenia para coletar mais detalhes
NOTIFICAÇÃO DE PAGAMENTO PENDENTE
Sempre que uma recarga for atualizada para o status de “Pagamento Pendente”, um e-mail será enviado ao usuário que efetuou o cadastro da recarga, assim como para os endereços de e-mail cadastrados nas configurações. A notificação é enviada imediatamente após a detecção da mudança de status. Se, após 24 horas, o pedido permanecer no mesmo status, os e-mails de notificação serão reenviados.
POSSÍVEIS STATUS DO PEDIDO DE RECARGA NO IFOOD
Abaixo são listados os possíveis retornos status de retorno da API do Ifood e a mensagem que é apresentada para o cliente quando cada um deles acontece:
CONVENIA |
INFORMAÇÕES ADICIONAIS |
---|---|
Concluído |
Recarga concluída com sucesso. |
Erro |
A recarga não pode ser processada pelo Ifood. |
Erro |
A recarga falhou. Entre em contato com o suporte do Ifood. |
Erro |
A recarga falhou ao reservar a recarga. Entre em contato com o suporte do I Ifood. |
Erro |
Houve uma falha ao fazer a distribuição dos valores da recarga. Entre em contato com o suporte do Ifood. |
Pendente |
Recarga criada no Ifood. |
Pendente |
Rascunho da recarga criado no Ifood. |
Pendente |
Recarga em processamento no Ifood. |
Pendente |
Recarga em distribuição pelo Ifood. |
Pendente |
Recarga agendada no Ifood. |
Pendente |
A recarga esta sendo reservada no Ifood. |
Pendente |
Recarga aguardando pagamento no Ifood. |
Pendente |
Recarga reservada no Ifood. |
Pendente |
Recarga em processo de cancelamento no Ifood. |
Pendente |
O pagamento da recarga não foi realizado. Em processo de cancelamento pelo Ifood. |
Cancelada |
A recarga foi cancelada com sucesso. |
Cancelada |
A reserva da recarga foi rejeitada pelo Ifood. |
Cancelada |
O pagamento da recarga não foi realizado. A recarga foi cancelada pelo Ifood. |
Caso tenha encontrado alguma dificuldade ou precise de mais esclarecimentos, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de atendimento. Estamos aqui para ajudar!