👤 Admissão

Como personalizar o checklist de admissão/demissão?

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) estabelece as regras para admissões e desligamentos de colaboradores, detalhando direitos e deveres de empresas e profissionais desde o ingresso até o término do vínculo empregatício.

Com a Convenia, você pode organizar e acompanhar todas as etapas desses processos para garantir o cumprimento das exigências legais, evitar riscos trabalhistas e minimizar contratempos ou prejuízos. O checklist permanece disponível na plataforma durante todo o fluxo de admissão e demissão, permitindo que você registre as etapas concluídas em tempo real.

A seguir, veja como configurar cada etapa necessária para garantir processos de admissão e desligamento completos e seguros em sua empresa:

PASSO A PASSO



Passo 1) Acesse o menu suspenso e clique em "Configurações":

telaconfig


Passo 2) Acesse o menu “Processos Operacionais” e escolha a opção “Admissão” para acessar o “Checklist de Admissão”. Caso queira configurar o checklist de desligamento, vá até a aba “Desligamento” e selecione “Checklist de Desligamento”:





Passo 3) Clique em “Adicionar Checklist” para criar um novo checklist ou vincular a outro tipo de vínculo. Para editar um checklist já existente, selecione-o e clique no ícone de lápis ao final da linha:



Passo 4) Ao clicar em “Adicionar Checklist”, será aberta uma nova tela para o preenchimento das informações: defina o nome do checklist, escolha os vínculos aos quais ele se aplicará e adicione os itens que deverão ser acompanhados:



Na mesma tela, é possível reorganizar a ordem dos itens do checklist com o recurso de arrastar e soltar (drag and drop), adicionar ou remover etapas conforme necessário e, ao finalizar, clicar em “Adicionar” para salvar. É importante conter todas as etapas que precisam ser concluídas antes de um colaborador ser admitido ou desligado. Adicione ou exclua qualquer item:



Passo 5) Após clicar em “Adicionar” e salvar, seu novo checklist ficará disponível na listagem com a indicação de “personalizado” e poderá ser editado sempre que necessário. Vale ressaltar que é possível ter apenas um checklist por vínculo: ao criar um checklist para um vínculo específico, ele substituirá o anterior automaticamente naquela categoria. Por exemplo, todos os vínculos estarão inicialmente associados ao checklist padrão, mas ao criar novos checklist e separar os vínculos, eles deixam de exibir o padrão e passam a seguir apenas o checklist personalizado associado:



Pronto! Seu checklist foi configurado, e nenhuma etapa do processo de admissão ou desligamento será esquecida.


Caso tenha encontrado alguma dificuldade ou precise de mais esclarecimentos, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de atendimento. Estamos aqui para ajudar!