👤 Admissão

Saiba como liberar o CPF do colaborador para uma nova admissão.

Tentou readmitir um ex-colaborador e recebeu o erro 'CPF deve ser único na plataforma'? Não se preocupe, estamos aqui para te explicar como resolver!

Na Convenia, todos os colaboradores e administradores são registrados no sistema utilizando o CPF e o e-mail. Dessa forma, caso já tenhamos esses dados no nosso banco, o cadastro de novos colaboradores ou a atualização de informações em perfis existentes fica bloqueado. Contudo, agora é possível liberar esses dados diretamente na plataforma.

Para realizar a exclusão do CPF ou do E-mail já utilizado por um ex-colaborador em uma nova admissão, é importante garantir que o colaborador esteja desligado da plataforma.

Para realizar essa ação, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1) Acesse a aba de “Colaboradores” e em seguida, clique em “Filtrar”:


Passo 2) Ao lado direito da sua tela, abrirá um menu lateral, vá em “Status do colaborador” e clique em “Colaboradores desligados”:



Passo 3) Clique no colaborador desejado e em seguida vá em “Documentos” > “Documentos Pessoais”:



Passo 4) Haverá o card de “CPF” é só clicar na lixeira e confirmar a exclusão do dado:

Pronto, a Liberação do CPF do colaborador foi finalizada!

⚠️ LIBERAÇÃO DE E-MAIL PROFISSIONAL

Para liberar o e-mail profissional do colaborador, após seguir os passos 1 e 2 mencionados anteriormente, vá até o Passo 3, localize a seção "Profissional" e edite as "informações de trabalho", removendo o campo referente ao "E-mail profissional".

📌 PONTOS IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADOS


Caso o colaborador já tenha utilizado a Convenia em um emprego anterior, é fundamental que o e-mail profissional para essa nova admissão seja diferente. Isso se deve ao fato de que o e-mail é utilizado para acessar a plataforma e deve ser único, garantindo assim a segurança das informações.