Veja neste artigo como criar um benefício corporativo oferecido aos seus colaboradores, detalhando suas configurações.
RESUMO DO VÍDEO
Passo 1) Acesse o painel de “Gestão”;
Passo 2) Localize e clique na aba de "Benefícios";
Passo 3) Em seguida, clique em “Adicionar benefício”.
Passo 4) Na próxima tela você definirá os detalhes da configuração deste benefício:
- Nome do benefício: Crie um nome para este benefício que aparecerá na sua área administrativa e no perfil do funcionário. Fique livre para criar o nome que desejar.
- Nome do Operador: Escreva aqui qual é a empresa fornecedora do benefício, por exemplo: Alelo, Ticket, Bradesco Saúde, etc.
- CNPJ do Operador: Insira aqui o número do CNPJ do operador do benefício que está sendo cadastrado.
- Categoria: Algumas configurações mudam de acordo com a categoria do benefício. Escolha neste campo qual a categoria mais adequada ao cadastro que você está realizando, por exemplo: Vale Refeição, Vale Combustível, etc.
- Eventos a descontar: Caso o benefício tenha condições de desconto, preencha este campo de acordo com as políticas da sua empresa. Por exemplo, caso o funcionário falte, esteja de férias, afastado ou de licença.
- Como é calculado o saldo: Escolha entre “valor fixo”, “dias úteis no mês seguinte” ou “dias corridos do mês seguinte”. Para as opções que variam de acordo com os dias, o sistema irá calcular a quantidade de dias no próximo mês e lançará o valor total para você no relatório de benefícios ou na folha de pagamento, se for o caso.
Obs.: O cálculo de “dias úteis do mês seguinte” levará em conta a contagem de dias do mês seguinte sem considerar finais de semana e feriados. Já o cálculo de “dias corridos do mês seguinte” contabilizará os dias totais do mês subsequente.
- Este benefício entrará na folha de pagamento?: Alguns benefícios podem ser pagos na folha (auxílio educação ou auxílio creche, por exemplo). Nestes casos, ao invés de pagar um fornecedor, o funcionário receberá em dinheiro. Ao marcar este campo, o valor será lançado na folha de pagamento dos funcionários vinculados de forma automática.
- Como é calculado o custo do colaborador?: Escolha entre as opções “em reais fixos por mês”, “dias úteis no mês seguinte”, “não haverá desconto para o colaborador”, “porcentagem do salário do colaborador” ou “porcentagem do valor a ser creditado”. As opções que configuram custo para o colaborador irão calcular o valor a ser descontado e serão lançadas automaticamente na folha de pagamento.
- Data de corte: Preencha este campo com o dia do mês que é considerado a data de corte para o cálculo da fatura. Isso irá te auxiliar na conciliação deste benefício.
- Vencimento do Contrato: Insira a data de vencimento do contrato de seu benefício para poder acompanhar os prazos de renovação.
- Data prevista do crédito para a pessoa colaboradora: Coloque aqui a previsão da data em que o benefício será creditado para seus funcionários, esta informação aparecerá na visão do colaborador.
- Links úteis: Vincule links que sejam relacionados a este benefício e que podem facilitar o acesso de forma rápida para informações utilizadas no dia-a-dia.
- Descrição do Benefício: Insira uma descrição da maneira que preferir, esta informação será vista pelos seus funcionários.
- Observações: Campo livre, utilize para centralizar alguma informação ou percepção adicional sobre este benefício.
Passo 5) Para finalizar, basta clicar em “Salvar”.
💡Acesse também a Playlist de Primeiros Passos com a Convenia em nosso canal do Youtube e encontre conteúdos do processo completo!