🔌 Desligamento

Como desligar um colaborador na Convenia?

Saiba como desligar um colaborador na Convenia de forma prática e descomplicada

O desligamento de um colaborador é uma etapa crítica para a empresa e exige cuidados especiais em todo o processo.


Para saber como desligar um colaborador pela Convenia assista ao vídeo abaixo:


RESUMO DO VÍDEO: 


Acesse o painel de colaboradores e clique na opção "Desligamento". Em seguida, escolha "Iniciar novo desligamento".


O sistema exibirá um formulário que deve ser preenchido para registrar o desligamento. Insira as seguintes informações:


Colaborador Selecione o colaborador a ser desligado
Tipo de desligamento Selecione a opção de desligamento apropriada.
Aviso-prévio Indique se haverá aviso-prévio.
Data do início do aviso-prévio Se houver, indique a data de início.
Data final do desligamento Preencha o último dia de trabalho do colaborador.
Desvincular benefícios Escolha entre "Sim" ou "Não" para determinar se o colaborador deve ser desvinculado dos benefícios.
Caso "Não" seja selecionado, os benefícios permanecerão vinculados até a conclusão do processo.
Quando remover o acesso do colaborador a plataforma Indique a data em que o colaborador perderá o acesso, podendo ser no dia do desligamento ou alguns dias depois;
Motivo do desligamento e observações Detalhe o desligamento, se necessário.
Documentos Adicione documentos necessários para o contador.


Após preencher todos os campos, clique na opção "Enviar à contabilidade" e escolha o contador para o qual deseja encaminhar as informações.



Uma vez enviado à contabilidade, o card deste desligamento será movido para Retorno da Contabilidade: 


Após receber os documentos rescisórios da contabilidade, localize o card do colaborador e faça a adição dos documentos necessários:

Após realizar essa etapa, verifique atentamente seu checklist para garantir que todas as atividades foram cumpridas. Quando tudo estiver correto, clique na opção para Finalizar o desligamento do colaborador.

Após a conclusão do processo, o card do colaborador será transferido para a etapa de Concluído. Para aqueles colaboradores que ainda estão cumprindo o aviso prévio, a Convenia adiciona uma tag de lembrete no card, facilitando o acompanhamento dessa situação.

 

Após a conclusão do desligamento, os colaboradores permanecerão visíveis nesta aba por um período de 7 dias. Após esse prazo, eles não serão mais exibidos, mas você ainda poderá consultá-los facilmente na aba de colaboradores, selecionando a opção "Filtrar" e, em seguida, "Colaboradores desligados".




Depois de escolher as opções desejadas no filtro, feche a tela de filtragem. Assim, você terá acesso a todos os colaboradores desligados que correspondem aos critérios selecionados:


Dessa forma, você assegura que todo o seu histórico fique armazenado de maneira segura, permitindo que consulte essas informações de forma simples e rápida sempre que necessário.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para esclarecer como funciona o processo de desligamento em nossa plataforma. Se você ainda tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com nossos canais de atendimento. Estamos à disposição para ajudá-lo!