Saiba como desligar um colaborador na Convenia de forma prática e descomplicada
O desligamento de um colaborador é uma etapa crítica para a empresa e exige cuidados especiais em todo o processo.
Para saber como desligar um colaborador pela Convenia assista ao vídeo abaixo:
RESUMO DO VÍDEO:
Acesse o painel de colaboradores e clique na opção "Desligamento". Em seguida, escolha "Iniciar novo desligamento".
O sistema exibirá um formulário que deve ser preenchido para registrar o desligamento. Insira as seguintes informações:
Colaborador | Selecione o colaborador a ser desligado |
Tipo de desligamento | Selecione a opção de desligamento apropriada. |
Aviso-prévio | Indique se haverá aviso-prévio. |
Data do início do aviso-prévio | Se houver, indique a data de início. |
Data final do desligamento | Preencha o último dia de trabalho do colaborador. |
Desvincular benefícios | Escolha entre "Sim" ou "Não" para determinar se o colaborador deve ser desvinculado dos benefícios. Caso "Não" seja selecionado, os benefícios permanecerão vinculados até a conclusão do processo. |
Quando remover o acesso do colaborador a plataforma | Indique a data em que o colaborador perderá o acesso, podendo ser no dia do desligamento ou alguns dias depois; |
Motivo do desligamento e observações | Detalhe o desligamento, se necessário. |
Documentos | Adicione documentos necessários para o contador. |
Após preencher todos os campos, clique na opção "Enviar à contabilidade" e escolha o contador para o qual deseja encaminhar as informações.
Uma vez enviado à contabilidade, o card deste desligamento será movido para Retorno da Contabilidade:
Após receber os documentos rescisórios da contabilidade, localize o card do colaborador e faça a adição dos documentos necessários:
Após realizar essa etapa, verifique atentamente seu checklist para garantir que todas as atividades foram cumpridas. Quando tudo estiver correto, clique na opção para Finalizar o desligamento do colaborador.
Após a conclusão do processo, o card do colaborador será transferido para a etapa de Concluído. Para aqueles colaboradores que ainda estão cumprindo o aviso prévio, a Convenia adiciona uma tag de lembrete no card, facilitando o acompanhamento dessa situação.
Após a conclusão do desligamento, os colaboradores permanecerão visíveis nesta aba por um período de 7 dias. Após esse prazo, eles não serão mais exibidos, mas você ainda poderá consultá-los facilmente na aba de colaboradores, selecionando a opção "Filtrar" e, em seguida, "Colaboradores desligados".
Depois de escolher as opções desejadas no filtro, feche a tela de filtragem. Assim, você terá acesso a todos os colaboradores desligados que correspondem aos critérios selecionados:
Dessa forma, você assegura que todo o seu histórico fique armazenado de maneira segura, permitindo que consulte essas informações de forma simples e rápida sempre que necessário.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para esclarecer como funciona o processo de desligamento em nossa plataforma. Se você ainda tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com nossos canais de atendimento. Estamos à disposição para ajudá-lo!