O novo pacote de melhorias para o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) permite a integração entre as competências associadas a cargos e senioridades. Essa funcionalidade está disponível para clientes com o plano estratégico e será vista tanto pela pessoa colaboradora quanto pela pessoa gestora. Se você estiver interessado em adquirir essa funcionalidade, entre em contato com o seu analista de relacionamento responsável (CSM) para manifestar seu interesse. Para compreender o funcionamento dessa nova funcionalidade, leia o tutorial a seguir.
Visão Administrador e permissões de acesso
Primeiramente, para que gestores e colaboradores tenham acesso a essas funcionalidades, é necessário conceder permissões específicas:
- Em Acessos > Pessoa Gestora, habilite a opção Permitir criação de evolução ou mudança de Cargos:
- Em Colaboradores, configure o acesso ao PDI e à funcionalidade mencionada:
NOVO PDI BASEADO EM EVOLUÇÃO DE CARGO - (CARGOS E SENIORIDADES)
PESSOA COLABORADORA/GESTORA
- Acesse Meu Desenvolvimento > PDIs > Criar Novo PDI.
- Selecione a nova opção de objetivo: Evolução ou Mudança de Cargo.
Esta opção permite criar um PDI a partir das competências associadas ao cargo e ao nível de senioridade:
CONFIGURAÇÃO DO PDI PARA EVOLUÇÃO DE CARGO
Ao selecionar essa opção, uma tela de configuração aparecerá com os campos:
- Cargo: selecione o cargo desejado (o cargo atual será sinalizado entre parentese como "atual").
- Senioridade: caso a evolução seja na senioridade do cargo selecionado.
- Nível: se não houver nível cadastrado, o campo ficará desabilitado.
- Data Inicial e Previsão de Entrega: essa informação é fundamental para garantir a conclusão dos planos de ação e o término efetivo do PDI.
Lembrando que nesse modo as Competências a desenvolver são as competências listadas em "Cargos e Senioridades".
USO DE IA PARA DEFINIR COMPETÊNCIAS
Ao preencher o formulário demonstrado acima de criação de PDI e clicar em continuar caso o cargo selecionado não tenha competências definidas, é possível utilizar a IA para sugerir competências específicas para aquele cargo e nível de senioridade. A IA gera sugestões, apresentando-as com uma barra de carregamento e um resumo das competências criadas.
Ao clicar em preencher com IA vai aparecer a barra de carregamento e logo depois as competências sugeridos por IA. A seleção de competências é obrigatória (mínimo de uma competência).
Cada competência selecionada será exibida como um bloco, onde o colaborador poderá definir planos de ação para desenvolvê-la.
Se o cargo selecionado não tiver competências cadastradas, o sistema exibirá uma mensagem de erro no canto inferior esquerdo da tela informando que é necessário utilizar a IA para avançar na criação do PDI:
Ao finalizar a seleção de competências, o sistema pergunta se você precisa de ajuda para criar planos de ação. Se optar por ajuda, a IA sugerirá planos de ação específicos para cada competência selecionada.
Para criar um novo plano de ação, clique no botão destinado à adição de planos de ação:
Ao clicar na opção de preenchimento com IA, o sistema apresentará sugestões de planos de ação. Você poderá analisar as opções e selecionar aquela que melhor se alinha aos seus objetivos:
O sistema apresentará um mínimo de cinco sugestões distintas:
PDI do Zero com IA
Ao optar por "Criar PDI" do zero, após o preenchimento do primeiro formulário, o sistema oferece a opção de auxílio da IA:
Ao selecionar a opção "Criar com IA", será exibida uma tela de carregamento que indica que o sistema está processando suas solicitações:
A IA criará:
Mínimo de 5 competências e 1 plano de ação para cada uma. Todas as sugestões são editáveis e podem ser excluídas conforme necessário.
É importante ressaltar que a IA não preenche automaticamente as datas de entrega; essa informação deve ser inserida manualmente em cada plano de ação.
Mesmo em PDIs já existentes, a IA pode auxiliar pontualmente para criar novas competências e/ou planos de ação e sugerir melhorias em competências já definidas.
PONTOS IMPORTANTES 🚩
PDI sem data de previsao de entrega: ao criar um PDI usando a IA desde o início, a data de entrega não será preenchida automaticamente. O sistema alertará com uma tarja amarela sobre a ausência da data, que deverá ser definida para que o PDI seja considerado completo.
Esse pacote de melhorias visa otimizar o processo de criação e gestão de PDIs, alinhando o desenvolvimento de competências visando cargos e senioridades e oferecendo suporte com IA para simplificar a definição de metas e planos de ação.
Agradecemos por ler este artigo e esperamos que as informações tenham sido úteis. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de assistência adicional, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de suporte. Estamos aqui para ajudar!