Entendendo a aba de Relatórios de Riscos da Convenia

Além da possibilidade de extrair dados estratégicos de sua empresa pela aba de indicadores, envolvendo as movimentações, salário e diversidade é possível visualizar as informações de riscos da sua empresa de maneira clara e objetiva.


  • Colaboradores PCD

O relatório de PCD será preenchido com um novo colaborador sempre que o campo “possui alguma deficiência?” esteja assinalado como “sim”.De acordo com a legislação, a cota para pessoas com deficiência (PCD) deve ser calculada levando em consideração o número total de pessoas pertencentes a todas as empresas de um grupo econômico, incluindo a matriz e todas as suas filiais.Para visualizar corretamente o gráfico com os valores correspondentes, a empresa deve seguir os seguintes passos: clicar em "filtro" e selecionar as unidades Convenia associadas a ela.O gráfico compreenderá o total de colaboradores PCD na empresa (em laranja), comparado com a quantidade de pessoas que a empresa deve possuir de acordo com as leis CLT (em cinza).




  • Menor aprendiz

 

Como regra, toda empresa que possui 7 colaboradores, precisa possuir minimamente 5% de seu quadro de colaboradores com vínculo empregatício de aprendiz e no máximo 15%. O número será calculado sobre o total de empregados cujas as funções demande formação profissiona¹, sendo assim, deverá ser realizado pela empresa uma pesquisa de CBO, e atualizado dentro das configurações de cargos um “sim” ou “não”na opção “Este Cargo deve ser considerado para a cota aprendiz?”:


  • Diferença salarial entre cargos

Nesse gráfico será apurado a diferença salarial entre colaboradores com o mesmo cargo. O gráfico apresenta um número máximo e um número mínimo que estes salários variam. Quanto maior a quantidade de colaboradores nessa faixa, maior será a sua área.

Pela Regra : Colaboradores que executam a mesma função e estão registrados com o mesmo cargo não podem ter diferença entre salários.

 

Observações:

- Como é calculada a cota de PCD na Convenia:

Para validar a conta estamos pegando todos os colaborador e excluindo os vínculos: PJ, Autônomo, aprendiz e estagiário e debitando também os próprios PCD’S

Da porcentagem

  •  de 100 a 200 empregados................2%
  •  de 201 a 500 ................................. 3%
  •  de 501 a 1.000 ............................. 4%
  • de 1.001 em diante ...................... 5%

- Todos os relatórios poderão ser exportados via planilha

-Os colaboradores ativos considerados para que se estabeleça o gráfico e relatório são aqueles que estão com o vínculo CLT. Importante frisar que colaboradores com o vínculo "aprendiz" bem como colaboradores que já estejam como "sim" para a pergunta de PCD em seus perfis, serão desconsiderados do "total de colaboradores", para que não haja duplicidade no momento do cálculo.

 


Legenda:

Formação profissional ¹ : Quando falamos de formação profissional estamos dizendo especificamente de conhecimentos, habilidades e valores necessários para o desempenho da função

 

Caso possua alguma dúvida referente aos nossos relatórios de riscos entre em contato diretamente com o nosso time!