Como criar uma Avaliação de Desempenho?

Uma avaliação de desempenho é uma excelente ferramenta de gestão de pessoas. Através dela a empresa consegue medir o grau de desempenho das pessoas colaboradoras e suas lideranças, bem como identificar perfis potenciais ou aqueles que estejam com baixo desempenho. A partir disso diversos acionáveis podem ser gerados, como por exemplo, criação de um PDI (Plano de desenvolvimento Individual) mais direcionado a resultados e performance. 

Na Convenia, você terá inúmeras possibilidades de personalização no momento de criar a Avaliação para sua empresa.

Veja o passo a passo para que você consiga criar essas avaliações:

 

Passo 1) Acesse o menu “Desenvolvimento” > “Avaliação de Desempenho” > “Ciclos de Avaliação”

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Passo 2) Note que você poderá fazer um template de Avaliação de acordo com o padrão estabelecido para sua empresa (este passo não obrigatório para criar uma avaliação, ele é apenas um facilitador); você ainda encontrará um modelo de avaliação Convenia, que é uma sugestão de perguntas padrões (esse modelo não poderá ser excluído ou editado). Após clicar sobre o botão “templates” > aperte o botão “Adicionar template de Avaliação” > Preencha-o com: nome do template, descrição, e inclua as perguntas de liderança para liderado ou autoavaliação (detalharemos os itens das perguntas a seguir). Você terá a opção mudar as perguntas de posição, editar ou excluir o template.

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Passo 3) Clique sobre o botão “Nova Avaliação”

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Passo 4) Insira informações gerais: nome da avaliação, período da avaliação, horário de disparo, tempo mínimo de casa dos respondentes e descrição da avaliação (que ficará visível ao usuário). 

Importante: caso você escolha uma data e horário que já tiverem passado no momento de finalizar a criação dessa avaliação, ela será disparada imediatamente após a ação.

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Passo 5) Escolha as pessoas avaliadoras, podendo filtrar por determinados departamentos, vínculos ou centros de custo. Após a filtragem de quem será avaliado, escolha o tipo de formulário, se será o mesmo formulário para todos os participantes, ou perguntas diferentes de acordo com o departamento (isso influenciará o passo 7), e por fim se será uma Autoavaliação e/ou Liderança para liderado.

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Passo 6) Configure a escala e performance da sua avaliação. Você poderá inserir escala entre 0 e 10. A escala será refletida no formulário respondido por pessoa colaboradora ou pessoa gestora; A performance acompanha a escala escolhida, e influenciará na pontuação final da avaliação, então será nesse momento que você determinará para cada nota da escala, um padrão de performance atribuído: baixa performance, mantenedor, alta performance. Exemplo: numa escala de 1 a 5, determino que pessoas colaboradoras com nota final 3 correspondem a um perfil mantenedor.

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Passo 7) Chegamos à etapa de elaboração do formulário. Lembrando que caso você tenha optado por realizar diferentes formulários por departamento, diferentes boxes serão abertos para que você inclua as perguntas por área. Nessa fase, você pode seguir com um template criado previamente por você (passo 2), ou mesmo utilizar o modelo Convenia, porém, isso não se faz necessário uma vez que você consegue criar suas perguntas do zero. Clique em “Adicionar pergunta”. Informações necessárias: a pergunta em si, o tipo dela (tendo como opções: escala (passo 6) ou texto*), competência da pergunta (tendo 20 opções disponíveis que detalhamos neste documento), alguma dica de preenchimento para a pessoa respondente, se é uma pergunta obrigatória ou não, se irá adicionar um campo aberto para possíveis justificativas, e se a pessoa respondente terá a opção de selecionar um “não se aplica”*². Faça o processo para perguntas referentes a autoavaliação e avaliação liderança para liderado.

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*Perguntas do tipo “texto” não influenciarão na nota final da pessoa colaboradora

*²Ao escolher a opção “não se aplica” a pessoa colaboradora não poderá responder com uma nota de escala, mas ainda terá o campo aberto para preencher se assim for configurado por você.

 

Passo 8) Após definir cuidadosamente todas as perguntas chegaremos à última etapa de definição dos pesos das competências. Essa etapa será importante para casos de Avaliações que são feitas 180 graus, ou seja, de liderança para liderados e também autoavaliação*. Todas as competências selecionadas na etapa anterior do formulário serão trazidas nesse momento, para que você defina qual a porcentagem de peso atribuída às respostas dadas pelo próprio colaborador para perguntas daquela competência, e qual o peso atribuído para a pessoa gestora para respostas dadas para o mesmo colaborador na mesma competência. Lembre-se que o total precisa ser sempre 100%

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*Avaliações onde tenho somente autoavaliação, o peso será 100% para pessoa colaboradora. Avaliações onde tenho somente Liderança para liderado o peso será 100% para pessoa gestora.

 

Passo 9) Por fim, ao finalizar essas configurações, clique em “finalizar” > E após ler o modal exibido atentamente, clique em “salvar”. Lembre-se que você poderá sair da tela de cadastro antes de finalizar, e essa Avaliação ficará salva como “Rascunho”.

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Pronto, dessa forma você concluirá a criação da sua Avaliação de Desempenho!

 

Importante:

- A avaliação será disparada no dia e horário programados por você, e caso essa data ou horário já tenham passado, ao salvar a avaliação, ela será disparada no mesmo momento.