Sabemos que estabelecer e acompanhar metas pode ser um desafio, por isso, trouxemos uma solução prática e intuitiva, baseada na metodologia OKR (Objectives and Key Results) – mas de um jeito mais simples e adaptado para o dia a dia da sua empresa.
- Metas (O) = Objetivos estratégicos claros, conectados à visão da empresa.
- Indicadores (KR) = Resultados-chave que ajudam a medir o progresso e o sucesso de cada meta.
Metas proporciona uma experiência excepcional ao usuário, promovendo transparência e engajamento em diferentes níveis da organização, facilitando a priorização de projetos e contribuindo para o alcance das metas globais da empresa.
COMO ACESSAR A FUNCIONALIDADE DE METAS
As Metas estão localizadas no menu de "Desenvolvimento". O acesso a essa funcionalidade pode ser configurado pelo RH (administrador), com liberação para gestores e colaboradores, conforme as permissões previamente definidas nas configurações de acessos:
Para habilitar essa liberação, acesse o menu Configurações > Acessos e selecione a opção correspondente a "Pessoa gestora" ou "Pessoa colaboradora". Em seguida, marque a opção "sim" para permitir o acesso:
Importante: a funcionalidade de Metas está disponível apenas para empresas que possuem o plano estratégico. Se você deseja utilizar essa funcionalidade e ainda não está no plano estratégico, entre em contato com sua analista de relacionamento para mais informações.
CRIANDO UMA NOVA META
Acesse a seção de metas e clique no botão "Adicionar Meta". Ao fazer isso, um formulário será exibido para que você possa inserir os detalhes da nova meta:
Você pode definir a meta em um dos seguintes níveis: empresa, departamento ou time.
É importante ressaltar que, para metas no nível de time, é necessário que os times estejam previamente configurados. Para orientações sobre como realizar essa configuração, consulte nosso tutorial:Configurando times na Convenia.
Ano: selecione o ano ao qual a meta se refere.
Vigência: escolha a duração da meta, que pode ser mensal, trimestral, semestral, anual ou um período personalizado.
Data de início: insira a data em que a meta começará a vigorar.
Data limite: defina a data em que a meta deve ser alcançada.
Lembrando que a data limite será ajustada conforme o tipo de vigência selecionado,
Por exemplo, se a meta for mensal, a data limite será ajustada automaticamente. Por outro lado, se a meta tiver uma vigência personalizada, você poderá definir a data limite manualmente.
Após preencher as informações, clique em "Continuar". Em seguida, um segundo formulário será exibido, onde você deverá inserir as informações adicionais necessárias:
Após preencher as informações e clicar em "Continuar", um modal será exibido para confirmar a criação da nova meta:
Nesse momento, você terá a opção de criar um indicador para a meta que acabou de definir ou escolher a opção "agora não". Lembre-se de que você pode adicionar um indicador a qualquer momento que preferir.
ADICIONANDO INDICADORES
Ao clicar para adicionar um indicador aparecerá esse formulário:
Após preencher as informações, incluindo nome, descrição, responsável e pessoas relacionadas, você poderá selecionar a métrica esperada para o indicador:
- Aumentar valor: ao selecionar essa opção, sua meta será definir um aumento em um valor específico previamente determinado.
- Diminuir valor: ao optar por essa alternativa, sua meta consistirá em reduzir um valor definido.
- Manter valor: ao escolher manter valor, você irá inserir o valor inicial, pois o objetivo é preservá-lo exatamente como está. O progresso deste indicador será monitorado com base na sua capacidade de manter esse valor, avaliando se você está conseguindo mantê-lo ou quão distante está dele.
- Projeto: neste modo, consideramos que as entregas realizadas em um projeto específico são fundamentais para o alcance desse indicador.
Lembrando que o formulário se adaptará ao tipo de métrica escolhida,
No formato da meta, você pode selecionar entre três opções distintas: valor numérico, valor em moeda (BRL, USD, EUR) ou porcentagem.
Valores de incial e valor de final: como medir meu progresso e definir minhas metas. (ou seja, onde estou e onde quero chegar)
E então, escolho como calcular a apuração final dos resultados. As opções disponíveis são:
-
Último resultado: considera o valor inserido na data mais recente dentro do período.
Exemplo: Se você atualizar o indicador duas vezes, registrando um resultado de R$ 1.000 no dia 01/01/2025 e outro de R$ 500 no dia 31/01/2025, o resultado final será de R$ 500. - Média dos valores durante o período: calcula a média aritmética dos valores registrados.
Exemplo: Utilizando os mesmos valores (R$ 1.000 e R$ 500), a soma será R$ 1.500, dividida por 2. O resultado final será de R$ 750.
-
Acumulado de valores durante o período: soma todos os valores registrados no período.
Exemplo: Com os registros de R$ 1.000 e R$ 500, o acumulado será de R$ 1.500.
Ao clicar em "Adicionar Indicador", o novo indicador será exibido dentro da meta, permitindo que você atualize, edite ou até mesmo exclua esse indicador. Além disso, será possível adicionar mais indicadores à mesma meta, facilitando o gerenciamento e acompanhamento dos resultados:
Ao clicar no indicador, você visualizará os detalhes relacionados a ele, além de ter a opção de adicionar tarefas que contribuirão para o alcance desse indicador:
Para incluir tarefas associadas a esse indicador, clique na opção "Tarefas relacionadas" e em seguida selecione "Adicionar tarefas":
Caso tenha encontrado informações úteis neste artigo, mas ainda tenha dúvidas ou necessite de mais detalhes sobre a funcionalidade de Metas, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de atendimento. Estamos aqui para ajudar!